FORENSIC -- Ciência Forense

Ciência Forense

Ciência Forense, ou Criminalística, deve ser compreendida como o conjunto de todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utilizados para desvendar crimes. Em casos de homicídio, por exemplo, são utilizados meios pelos quais descobrem, por exemplo, a hora, a data e a causa da morte, o que levou ao homicídio, etc.
Peritos de diversas especialidades são os profissionais que realizam os testes forenses dentro de instituições policiais, associadas ao governo, ou em consultorias independentes.
A ciência forense tem sido popularizada em séries norte-americanas como Dexter, CSI: Crime Scene Investigation, Ossos, Body of Proof e NCIS.
A Ciência Forense em si subdivide-se em múltiplos ramos:
  1. Antropologia Forense ou Antropologia Física Forense
  2. Computação Forense ou Forense Computacional ou Informática Forense
  3. Biologia Forense
  4. Geologia Forense
  5. Medicina Forense
  6. Química Forense
  7. Matemática Forense
  8. Papiloscopia Forense ou Datiloscopia Forense
  9. Balística Forense
1. Antropologia Forense ou Antropologia Física Forense
A Antropologia Forense tem como principal objeto a identidade e identificação do ser humano e utiliza conhecimentos da antropologia geral. A antropologia física forense trata da identificação de restos humanos esqueletizados devido à sua grande relação com a biologia e a osteologia. Também examina, quando é possível, as causas de morte, retratando e reconstruindo a cena da morte, através de exames dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses. Um exemplo de uma antropóloga forense notável é Kathy Reichs, especialista em antropologia forense e escritora de romances policiais e de mistério, tendo inspirado a série Ossos.
2. Computação Forense ou Forense Computacional ou Informática Forense
A Computação Forense consiste, basicamente, no uso de métodos científicos para preservação, coleta, validação, identificação, análise, interpretação, documentação e apresentação de evidência digital com validade probatória em juízo.
3. Biologia Forense
A Biologia Forense subdivide-se em seis partes: Bioquímica Forense, Botânica Forense, Entomologia Forense, Genética Forense, Hematologia Forense e Histologia Forense. Tem sido usada para provar que um suspeito esteve no local do crime, identificar produtos de animais em extinção, resolver crimes associando evidências a suspeitos, etc.
Bioquímica Forense estuda is processos químicos que ocorrem no organismo. Botância Forense ou Palinologia Forense utiliza plantas, sementes ou qualquer vestígios botânicos com o fim de obter provas para um crime, comprovar testemunhos e/ou acusações. Entomologia Forense é a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. Genética Forense ou DNA Forense é a área do conhecimento que trata da utilização dos conhecimentos e das técnicas da genética e de biologia molecular no auxílio à justiça. A sua utilização mais popular é no Teste de Paternidade, mas esta não se limita a isso, pode também ser utilizada na identificação ou individualização de animais, plantas e microorganismos. Hematologia Forense estuda o sangue. Histologia Forense é o estudo dos tecidos biológicos de animais e plantas, a sua formação, estrutura e função.
4. Geologia Forense
A Geologia Forense estuda provas relacionadas com minerais, petróleo e outros materiais da Terra, usados para responder a questões levantadas pelo sistema legal.
5. Medicina Forense
A Medicina Forense subdivide-se em Odontologia Forense, Psiquiatria Forense, Traumatologia Forense, Asfixiologia Forense, Toxicologia Forense e Tanatologia Forense. Esta utiliza conhecimentos técnico-científicos da Medicina para esclarecimento de factos de interesse.
A Odontologia Forense ou Legal tem como objetivo a pesquisa de fenómenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo ou morto, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais e totais reversíveis ou irreversíveis. Psiquiatria Forense avalia a capacidade para atos da vida civil e da sua capacidade de serem responsabilizados criminalmente, baseando-se no estado mental do indivíduo. A Traumatologia Forense estuda as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem física ou psicológica. A Asfixiologia Forense, como o nome indica, avalia as asfixias de um mode geral. A Toxicologia Forense tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos. Tanatologia Forense ocupa-se da morte e problemas médicos com ela relacionados.
6. Química Forense
A Química forense é a aplicação dos conhecimentos da química e toxicologia no campo legal ou judicial. Diversas técnicas de análises químicas, bioquímicas e toxicológicas são utilizadas para ajudar a compreender a face sofisticada e complexa dos crimes.
7. Matemática Forense
A Matemática Forense é adaptada e aplicada às questões relacionadas encontradas no meio jurídico, como redação e interpretação de processos e sentenças.
8. Papiloscopia Forense ou Datiloscopia Forense
A Papiloscopia Forense ou Datiloscopia Forense trata da identificação humana através das papilas dérmicas (impressões digitais).
9. Balística Forense
A Balística Forense estuda o movimento dos projéteis, especialmente das armas de fogo, o seu comportamento no interior e exterior destas, como a trajetória, impacto, marcas, explosão, etc., utilizando técnicas próprias e conhecimentos de física e química, além de servir outras ciências.
Vany Sampayo

Comentários

Mensagens populares