FORENSIC -- Ciência Forense
Ciência Forense
Ciência Forense, ou Criminalística, deve ser compreendida como o conjunto de todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utilizados para desvendar crimes. Em casos de homicídio, por exemplo, são utilizados meios pelos quais descobrem, por exemplo, a hora, a data e a causa da morte, o que levou ao homicídio, etc.
Peritos de diversas especialidades são os profissionais que realizam os testes forenses dentro de instituições policiais, associadas ao governo, ou em consultorias independentes.
A ciência forense tem sido popularizada em séries norte-americanas como Dexter, CSI: Crime Scene Investigation, Ossos, Body of Proof e NCIS.
A Ciência Forense em si subdivide-se em múltiplos ramos:
- Antropologia Forense ou Antropologia Física Forense
- Computação Forense ou Forense Computacional ou Informática Forense
- Biologia Forense
- Geologia Forense
- Medicina Forense
- Química Forense
- Matemática Forense
- Papiloscopia Forense ou Datiloscopia Forense
- Balística Forense
1. Antropologia Forense ou Antropologia Física Forense
A Antropologia Forense tem como principal objeto a identidade e identificação do ser humano e utiliza conhecimentos da antropologia geral. A antropologia física forense trata da identificação de restos humanos esqueletizados devido à sua grande relação com a biologia e a osteologia. Também examina, quando é possível, as causas de morte, retratando e reconstruindo a cena da morte, através de exames dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses. Um exemplo de uma antropóloga forense notável é Kathy Reichs, especialista em antropologia forense e escritora de romances policiais e de mistério, tendo inspirado a série Ossos.
2. Computação Forense ou Forense Computacional ou Informática Forense
A Computação Forense consiste, basicamente, no uso de métodos científicos para preservação, coleta, validação, identificação, análise, interpretação, documentação e apresentação de evidência digital com validade probatória em juízo.
3. Biologia Forense
A Biologia Forense subdivide-se em seis partes: Bioquímica Forense, Botânica Forense, Entomologia Forense, Genética Forense, Hematologia Forense e Histologia Forense. Tem sido usada para provar que um suspeito esteve no local do crime, identificar produtos de animais em extinção, resolver crimes associando evidências a suspeitos, etc.
Bioquímica Forense estuda is processos químicos que ocorrem no organismo. Botância Forense ou Palinologia Forense utiliza plantas, sementes ou qualquer vestígios botânicos com o fim de obter provas para um crime, comprovar testemunhos e/ou acusações. Entomologia Forense é a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. Genética Forense ou DNA Forense é a área do conhecimento que trata da utilização dos conhecimentos e das técnicas da genética e de biologia molecular no auxílio à justiça. A sua utilização mais popular é no Teste de Paternidade, mas esta não se limita a isso, pode também ser utilizada na identificação ou individualização de animais, plantas e microorganismos. Hematologia Forense estuda o sangue. Histologia Forense é o estudo dos tecidos biológicos de animais e plantas, a sua formação, estrutura e função.
4. Geologia Forense
A Geologia Forense estuda provas relacionadas com minerais, petróleo e outros materiais da Terra, usados para responder a questões levantadas pelo sistema legal.
5. Medicina Forense
A Medicina Forense subdivide-se em Odontologia Forense, Psiquiatria Forense, Traumatologia Forense, Asfixiologia Forense, Toxicologia Forense e Tanatologia Forense. Esta utiliza conhecimentos técnico-científicos da Medicina para esclarecimento de factos de interesse.
A Odontologia Forense ou Legal tem como objetivo a pesquisa de fenómenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo ou morto, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais e totais reversíveis ou irreversíveis. Psiquiatria Forense avalia a capacidade para atos da vida civil e da sua capacidade de serem responsabilizados criminalmente, baseando-se no estado mental do indivíduo. A Traumatologia Forense estuda as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem física ou psicológica. A Asfixiologia Forense, como o nome indica, avalia as asfixias de um mode geral. A Toxicologia Forense tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos. Tanatologia Forense ocupa-se da morte e problemas médicos com ela relacionados.
6. Química Forense
A Química forense é a aplicação dos conhecimentos da química e toxicologia no campo legal ou judicial. Diversas técnicas de análises químicas, bioquímicas e toxicológicas são utilizadas para ajudar a compreender a face sofisticada e complexa dos crimes.
7. Matemática Forense
A Matemática Forense é adaptada e aplicada às questões relacionadas encontradas no meio jurídico, como redação e interpretação de processos e sentenças.
8. Papiloscopia Forense ou Datiloscopia Forense
A Papiloscopia Forense ou Datiloscopia Forense trata da identificação humana através das papilas dérmicas (impressões digitais).
9. Balística Forense
A Balística Forense estuda o movimento dos projéteis, especialmente das armas de fogo, o seu comportamento no interior e exterior destas, como a trajetória, impacto, marcas, explosão, etc., utilizando técnicas próprias e conhecimentos de física e química, além de servir outras ciências.
Vany Sampayo
Comentários
Enviar um comentário
Receive your comment is very important to me and, that so, be totally honest. Thank you.
Receber o vosso comentário é muito importante para mim e, por isso, sejam totalmente honestos. Obrigada.