TOP SECRET -- Academia Militar West Point

Academia Militar West Point

Atenção!! Eu, Vany Sampayo, mantenho-me neutra quanto àquilo que falo. Este documento foi realizado sob muita investigação, de modo a que não seja dito nada falso ou que comprometa autoridades pelas quais tenho o mais sincero respeito. 
Informação retirada de sites da Internet e do programa "O Livro de Segredos dos EUA: Academia Militar West Point" do canal História e as fotografias foram tiradas do Google Imagens. Obrigada.


Academia Militar West Point
É a academia militar mais prestigiada do mundo. Onde evoluídas tecnologias de ponta juntam-se a tradições de batalha. Mas dentro deste campo de treinos para as futuras elites existem segredos. Os novos cadetes levam-nos com eles para a campa. Situa-se ao longo das margens do rio Hudson, a norte de Nova Iorque. É aqui onde os oficiais mais corajosos do Exército são treinados e ensinados. Aqui foram treinados figuras como David Petraeus, Norman Schwarzkopf e até Presidentes como Dwight D. Eisenhower. Mas o que se esconde atrás de uma das fortalezas mais impressionantes da América? Candidatos chegam de todo o mundo e alguns são até recomendados pelo Presidente. De milhares que se inscrevem apenas algumas centenas “sobrevivem” a todo o processo. Dizem adeus aos pais e durante os quatro anos seguintes enfrentam um programa rigoroso. Ali estão rapazes e raparigas que eram os melhores nas suas turmas, que são atléticos  e que durante seis semanas são confrontados com um treino físico e militar intenso conhecido como Beast Barracks. Aprende-se a ser um membro de uma unidade. Por exemplo, entram num bunker onde gás lacrimogéneo é libertado e têm que tirar as máscaras e responder aos seus superiores. 

Treinar com o Exército
Só depois de se tornarem peritos em tiro ao alvo e explosivos e terem formação em ataques químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (conhecida como CBURN) é que estes cadetes podem voltar ao campus e começar a sua formação académica, como alunos oficiais. Os do primeiro ano são chamados de “caloiros”. Têm os alunos superiores que fazem constantemente perguntas de sabedoria militar obrigatória, as quais devem saber, e que estão presentes num manual de 325 páginas que é-lhes dado nesse primeiro ano designado de Bugle Notes. Eles devem memorizar todas as palavras para poderem responder correctamente sempre que é feita uma pergunta. Se não o fizerem sofrem castigos. 
Mas há muito tempo eram realizados rituais obscuros e secretos há muito proibidos. Um dos piores era o “O Silêncio”. Era uma prática contra os afro-americanos em que ninguém falava com eles. Em 1976 a academia aceitou os primeiros cadetes femininos que não sofreram as praxes. Mas o maior incidente relacionado com estas praxes envolveu um jovem cadete chamado Douglas MacArthur. Ele teve de agachar-se sobre vidro e chegou a um ponto que não aguentou mais e desmaiou. Isto levou a uma investigação por parte do Congresso sobre praxes não autorizadas. Embora tenham sido abolidas há quem admite que ainda existem de forma mais leve, sob forma de exercícios de memória acima descritos entre outros. 

Soldado Bradley Manning
Em Maio de 2010 um soldado raso do Exército, Bradley Manning foi acusado de ter entregado ao site WikiLeaks 700 mil documentos secretos foi agora absolvido de ajudar o inimigo mas culpado de violar a Lei de Espionagem. Foi uma prova que as ameaças à segurança nacional não vêm apenas de fora. Esse é um assunto de máxima importância para os membros de West Point. 
A Academia foi primeiro utilizada como uma fortaleza na guerra contra os ingleses mas George Washington depois quis torná-la numa academia militar. Já o Secretário de Estado, Thomas Jefferson, estava de desacordo e afirmava que essa ideia ia contra a Constituição. Eventualmente a ideia foi aceite e West Point foi criada em 1802. O General MacArthur, um século depois, voltou à Academia como superintendente e criou uma doutrina formal para acabar com a desonestidade, o Código de Honra. Diz que um cadete não deve mentir, enganar, roubar e tolerar quem o faz. Em 2006 começou a correr rumores de um cadete que estava para chegar, o primeiro cidadão iraquiano em West Point. Muitos cadetes estrangeiros são formados nesta Academia com o propósito, entre outros, de estabelecer laços com esses países. 

Cadete Richard Cox
Em 1950 depois de receber telefonemas misteriosos, um cadete, Richard Cox, foi jantar com um conhecido e nunca mais voltou. J. Edgar Hoover entregou o caso aos melhores agentes para descobrir o que aconteceu, mas nem agora se tem uma resposta. Nas décadas seguintes investigadores descobriram pistas que indicavam ligações com a CIA e espionagem da Guerra Fria. Foi o único cadete que desapareceu desde a sua existência. Cox, antes de entrar para West Point, já tinha servido na Alemanha. Na noite que desapareceu disse que ia-se encontrar com um amigo que conheceu lá. Mas porque é que J. Edgar Hoover mandou tantos agentes atrás de um simples cadete? Será que escondia segredos que o transformaram num alvo? Ele estava, muito provavelmente, envolvido nos Serviços de Inteligência. Um jornalista fez a sua pesquisa e disse que ele fugiu da Academia para se juntar à CIA. É considerado por muitos um espião. 


Mas até que ponto é que West Point prepara os futuros comandantes militares para as situações que põem em perigo as suas vidas no serviço militar? Eles recrutam os cadetes quando estes saem do secundário e passam imediatamente a lidar com situações em que têm de sobreviver. Eles têm disciplinas como Liderança de Combate, Aeronáutica de Helicópteros, Cibersegurança, Informação em Estado de Guerra, Tecnologia Nuclear, Segurança Nacional, Terrorismo Global entre as normais que são estudadas em qualquer universidade. Todos os professores vêm de guerras e do campo tendo por isso um vasto conhecimento. Depois de terem todo o conhecimento militar, os alunos iniciam um regimento ainda mais brutal. Treinam com o verdadeiro Exército. No segundo verão os cadetes podem entrar na escola de mergulhadores, de assalto aéreo, etc. Nos Verões têm cursos intensivos em campos como Artilharia e Aviação. Aprendem a ser autodisciplinados, persistentes, aprendem sobre si mesmos e as suas respostas perante pressão. Também é incrível de ver como cuidam uns dos outros. Se forem capturados como fazem para escapar? Eles treinam-nos para que se isto se verificar eles não revelem informação. 

Graduação em West Point
Depois dos quatro anos e de se formarem, os melhores em níveis académicos seguem o Corpo de Serviços Médicos, os mais radicais para a Infantaria. O novo campo de batalha é o ciberespaço. Os alunos recebem treino em ciberguerra de ataque e defesa. Dos que se licenciam 40% vai dar pelo menos 20 anos de serviço. Depois deste serviço trabalham para o governo no FBI, CIA,… Mas além das batalhas e dos assuntos de segurança nacional poderão estes futuras gerações de alunos formados em West Point ser candidatos de topo para profissões ainda mais exclusivas? A tripulação do Apollo 11 tinha três membros, dois deles formados nesta Academia. Até este momento 18 astronautas americanos estudaram lá. O grande segredo de West Point é que quem lá é formado enfrenta diariamente situações em que têm de ultrapassar a dificuldade. 

A Academia Militar de West Point permanecerá na linha da frente da segurança nacional. 

Vany Sampayo

Comentários

Mensagens populares