NATURE -- Como Parar Um Furacão?

Como Parar Um Furacão?

Olá pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre as teorias para parar um Furacão. Há alguns que acreditam que é possível, embora a maioria das pessoas e cientistas acreditam que não. Há muitas teorias, mas vou explicar sete dos melhores.

Primeiro de tudo, o que é um Furacão? Como é que ele se forma?

O Olho do Furacão

Um furacão é um exemplo de transferência de calor. A temperatura da superfície do mar tem que ser muito quente, 26 º C (79 º F) ou mais. O ar húmido e quente eleva-se até às nuvens. A rotação da Terra faz com que o ar forme uma espiral em torno do olho (local central onde o ar roda) criando um vácuo em baixo. Em seguida, junta-se ainda o ar mais húmido que intensifica o olho. Os ventos podem chegar a mais de 300 km/h.
A Furação"termina", pois o calor que o alimenta é, de algum modo, reduzido.
Se conseguirmos reduzir, por meios artificiais, o calor do oceano ou o fluxo superior do ar húmido que sobe, podemos enfraquecer a tempestade.

1. Explosão de Azoto por Jason Stanton

Teoria do Azoto Líquido

Este rapaz diz que se espalharmos azoto líquido no Furacão o tornaria mais lento e eventualmente ele parava porque o azoto iria cortar a fonte de calor. É um material seguro, barato e abundante e reduziria massivamente a temperatura fazendo o furacão desaparecer. Os navios, controlados por satélites, aproximariam-se da tempestade e iriam espalhá-lo na base da tempestade.

Seria necessário um grande número de navios para o trabalho e a tempestade poderia danificá-los.


2. Cobertura Química por Vladimir Pudov

Teoria do Carmidol
Ele parou furacões, espalhando milhares de litros de carmidol nas Celebes, um mar sobre-aquecido. Carminol é feito de óleo gordo, ureia e álcool. É uma espécie de cobertura que reduz a evaporação. Um grande número de navios despejariam o carmidol na superfície do oceano. Quando o furacão passa sobre ele, perde a sua fonte de calor, enfraquece e diminui. Quanto mais rápido os ventos eram, melhores eram os resultados do método.

Os céticos dizem que este é um dos métodos que podem, de facto, funcionar e parar Furacões.

3. Bombas de Água por Phil Kithil

Teoria das Bombas de Água

Ele diz que se lembrou de que as profundezas do oceano são muito mais frias do que a superfície do mesmo. E ele pensou, Como Podemos Puxar Água Fria Para A Superfície?
Na sua ideia, seria algo como a imagem à esquerda.
Milhões de bombas de água lançadas na trajetória dum furacão. Eles carregam a água fria para a superfície reduzindo a água quente que alimenta as tempestades.

Por que não funcionaria? Porque existe uma razão para que a água fria esteja no fundo dos oceanos. Ela é mais denso do que a água quente. Os céticos concordam que é uma boa ideia, mas dizem que as bombas não seriam capazes de manter a superfície mais fria do que o normal, e que não iriam sobreviver à tempestade furiosa.

4. Fumo de Carbono por William Gray

Teoria do Fumo de Carbono

Ele diz que é prático. Quando a tempestade está a atingir a costa, podemos enviar navios para cercar a tempestade. Eles teriam um equipamento que queima um petróleo especial para largar um fumo negro. Criaria uma poeira preta ao redor da tempestade. Criaria um limite de calor em torno da parede superior do Furacão, então essa parede iria expandir e desaparecer. O objetivo é não deixar que a tempestade gire muito rápido ou não aumente a velocidade.

É provavelmente um dos mais aceites.

5. Pulverização das Nuvens, de Joe Golden

Teoria do Iodeto de Prata
O Projeto Stormfury foi pulverizar as nuvens no exterior do olho, as nuvens da parede do olho, criando uma nova parede diminuindo assim os ventos de 10 a 15%. Eles pulverizaram as nuvens com iodeto de prata, que cristaliza as gotas de água. Isso libera calor que forma uma banda exterior de nuvens e desliga a fonte de energia, fazendo com que o olho se expanda e se dissipe.

A dificuldade é que a maioria das nuvens em furacões não são adequados para que o método possa funcionar. E Como Podemos Saber A Diferença Entre O Que Causamos E O Que Aconteceria?

6. Lasers por Robert Dickerson

Teoria dos Lasers

Ele notou que as tempestades tropicais que, em seguida, formam os furacões são os que têm mais relâmpagos. 
A sua teoria é batê-los por tirar a carga elétrica das nuvens com lasers. Ele acredita que esta é mais benéfico logo nas fases iniciais da tempestade, onde há mais relâmpagos, antes que ele se transforma num furacão. Com isso é possível diminuir a potência do mesmo. Um avião levaria o laser e logo acima do olho iria acionar várias vezes e fazer o olho desintegrar-se e o Furacão enfraquece.

Os céticos dizem que não há um laser poderoso o suficiente para fazê-lo. Ele não causaria impacto numa tempestade em formação.

7. Micro-ondas por Satélite por Ross Hoffman

Teoria da Radiação Microondas
Este doutor quer mudar a direção do furacão, usando uma estação espacial. Seria criado uma estação espacial para transmitir energia por microondas. Iria aquecer as partes do ambiente escolhidas e este calor noutra trajectória faria o furacão seguir este. Ele acredita que seria possível alterar a temperatura, a pressão de superfície, ventos e humidade. Todos os fatores que orientam furacões.

Os céticos dizem que esta teoria tem mérito técnico, físico e ambiental. Eles dizem que é muito possível, e gostam dela, mas Quanto Vai Custar? É Fácil De Implementar? Será Que Cria Energia Suficiente Para Mudar Isso? Para Onde O Levamos? Mudar o curso pode fazer mudanças noutra parte do mundo e afetar o meio ambiente.

Fontes:
Canal Odisseia -- Como Deter Um Furacão?
Google Imagens
Vany Sampayo

Comentários

Mensagens populares