Crítica ao Filme 50 Sombras de Grey

Crítica ao Filme 50 Sombras de Grey

Olá pessoal! Eu sei que eu não tenho escrito há muito tempo, mas eu fui ao cinema ontem para assistir o filme 50 Shades of Grey e não podia deixar passar a oportunidade de comentar.
Como devem saber, eu li toda a trilogia em 16 dias. Sim, eu sei, é de loucos. Eu já escrevi um post onde eu comentei a trilogia do livro e o tipo de escrita da E.L. James. Agora, vou comentar o filme do meu ponto de vista, como uma pessoa que leu os livros.

ELENCO

Primeiro de tudo, vamos começar com o elenco. Bem, o elenco foi um dos aspetos mais controversos em torno deste filme. Desde opiniões de que Jamie Dornan não foi a melhor escolha, até às performances e aparências.

Dakota Johnson como Anastasia Steele

A Dakota, para mim, foi a melhor coisa que o filme apresentou. Eu estava muito cética quando lançaram pela primeira vez a escolha da atriz, mas, após a transformação física, comecei a acreditar. Os seus olhos azuis, o seu cabelo, o seu rosto e até mesmo o seu corpo, tudo estava tão perto do que a E.L. James descreveu e eu imaginei.
Ela retratou a Anastasia tão bem! Ela foi talvez um pouco mais engraçada do que Ana é, mas isso trouxe ainda mais para a história. Na minha sala de cinema, que estava cheia por sinal, havia muitos momentos em que o público riu. Eu apreciei isso. Ela estava muito stressada, ela mostrou completamente a ousadia que esta personagem tem, ela mostrou aqueles momentos de querer ser sexy, ela estava intimidada e teve a personalidade forte que nos fez gostar da Anastasia. Numa frase, a Dakota foi perfeita!

Jamie Dornan como Christian Grey

Isto foi muito controverso! E eu estou do lado dos críticos. O Jamie Dornan não foi suficiente. Ele fez tudo bem, não me interpretem mal, especialmente naqueles momentos sexys. Mas não havia muito de Christian Grey nele. Eu mal vi Grey. Houve um momento ou dois em que eu era tipo "Fogo! Isso foi mesmo à Christian!" mas foi só isso. Mas não acho que a culpa foi só dele. Ele realmente perdeu por causa do ritmo estupidamente lento do filme, mas isso é algo que eu vou falar mais adiante. Jamie é sexy, mas não da maneira que o Grey é. Ele tem um corpo bonito, sim, mas não como o Grey. Eu gostei das cicatrizes, no entanto. A sua voz não era cativante e a sua presença não foi suficientemente intimidante. Se ele tivesse uma pequena barba, teria sido 1000 vezes melhor. Se não fosse pela Dakota, o Jamie teria sido terrível no sentido pleno da palavra. Apesar de tudo isto, o Jamie foi capaz de ser severo nalgumas cenas quentes, e eu aplaudo-o por isso. 


Outras Personagens em Geral

As outras personagens, ao contrário do livro, quase não aparecem. E as principais cenas deles foram cortadas, mas mais uma vez, isso é algo que eu vou falar mais adiante.

Vamos começar com a mãe do Christian. A Marcia Gay Harden parece muito mais com a Mrs. Robinson do que a Grace, para mim, é claro. Imaginei-a, e eu acho que há essas informações no livro, loira, alta e elegante.
O pai do Christian, Carrick, por outro lado, está extremamente perto do que eu tinha imaginado e o Andrew Airlie interpretou bem.
Jennifer Ehle como Carla, mãe de Anastacia também está bem. A aparência e personalidade estão realmente perto do que a E.L. James descreveu.
O José Rodriguez está muito bem. Ele, infelizmente, mal aparece e não obtemos uma ideia completa dele, como fazemos nos livros, mas eu gosto.
Luke Grimes como Elliot, irmão do Christian também está bem.
Mia, que é irmã do Christian, é interpretada por Rita Ora. Agora, o que raio estavam eles a pensar?! Ela não tem nada a ver com nada. Primeiro, fisicamente, eu imaginava-a como a Alice do Crepúsculo. Em segundo lugar, Rita Ora?! Sem mais comentários sobre esta escolha.
Max Martini como Jason Taylor. Quero dizer, por amor de Deus! Ele é mais sexy do que  o Jamie! E ele teve tanta importância no livro, e eles cortaram tudo. Meu, ele foi tão bom e o seu relacionamento com a Anastasia está tão bem feito. Fogo, estou zangada com isto.
Callum Keith Rennie como Ray Steele não é como eu imaginava, mas isso não é importante.
E agora, o maior erro de elenco. Ainda maior do que o do Grey. Kate Kavanagh era suposto ser a rapariga mais quente que eu já vi. Ruiva, olhos verdes, um corpo de loucos, os rapazes deveriam cair na sua presença e o que eles nos dão? Eloise Mumford. WTF?! Não tenho nada contra ela, mas caramba! E ela fez tudo mal! Ela devia ser, digamos, uma versão feminina e pequena do Grey na sua versão intimidante, mas não vemos nada. HORRÍVEL!

BANDA SONORA

Todos estavam incrivelmente entusiasmados com a banda sonora e eu também. A versão sexy da Beyoncé de Crazy in Love, o Haunted, e Ellie Goulding Love Me Like You Do... Fogo! No entanto, no filme, eles tocaram essas músicas em momentos inadequados. E eu pensei que a banda sonora faria o filme ainda melhor, mas isso não aconteceu, e, na verdade, foi o contrário.

RITMO

O ritmo do filme tornou-se meio chato. Muito lento, tipo llleenntoo. Foi cansativo em alguns momentos. E eles tentavam cobrir os momentos aborrecidos com música chata. Assim, este aspeto só fez o filme muito pior do que poderia ser. Se isto fosse feito como deve de ser, o filme teria sido mil vezes melhor. Então, eu atrevo-me a dizer que o que matou o filme foi o ritmo estupidamente lento.

FILMAGEM

Para mim, as filmagens do filme estão bem. A primeira cena em que o Grey está está a correr é incrível. Os créditos também estão muitos fixes. Então, eu gostei. Eles cortaram muitas cenas importantes o que fez com que a história perdesse muito. Eu sei que eles não podiam por tudo, mas há cenas que não se pode simplesmente fazer desaparecer porque a história vai perder substância.


Conclusão:

O que fez este filme não ser tão bom quanto poderia ter sido, apesar do enorme sucesso na bilheteria, foi o processo de fazer o filme, não tanto o elenco que retratou as personagens. Eu continuo a achar que a E.L. James é brilhante. Ela criou uma história incrível, com profunda moral, e com personagens incrivelmente complexas. Eu só não acho que todos estes aspetos foram mostrados no filme. Ainda assim, foi um bom filme.

Vany Sampayo

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. eu li os 3 livros e adorei.
    em relação ao filme, gostei de tudo...mas acho que cortaram muitas cenas do livro que deveriam ter mantido....tal como por exemplo a cena na casa do barco em vez de a ter levado para a piscina? a cena em que christian encontra a replica do avião para montar? enfim nao era necessário...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Receive your comment is very important to me and, that so, be totally honest. Thank you.
Receber o vosso comentário é muito importante para mim e, por isso, sejam totalmente honestos. Obrigada.

Mensagens populares