Crítica da Trilogia -- 50 Sombras de Grey

Trilogia 50 Sombras de Grey

Olá! Eu sei que nunca escrevi uma crítica de um livro, mas esta trilogia é algo de especial. 

Como todos sabem o primeiro livro da trilogia, "50 Sombras de Grey" foi um enorme sucesso em todo o mundo. Em Portugal, também o foi. Eu ouvi falar dele nas notícias e interessei-me. 
Como toda a gente e por causa dos comentários e opiniões das notícias pensei que 50 Sombras era apenas sobre sexo. A verdade é que foi classificado como um livro erótico. Ouvi dizer que era extremamente direto e descritivo sobre o sexo e cenas quentes, mas eu realmente pensei que só isso. 
Uma amiga minha leu e disse que era incrível. Então, eu procurei na Internet e encontrei o livro. 
Eu leio muito, TIPO MUITO! Essa minha amiga não tem o mesmo interesse e o fato de que ela o leu em 17 dias, em tempo de escola, foi uma prova de que valeu a pena a leitura. 
Eu já estava de férias quando comecei a ler "50 Sombras de Grey", na verdade, foi no dia 23 de Julho. Eu achei-o imediato muito interessante e fiquei surpresa de como a E.L. James é boa. Eu acabei a trilogia 18 dias depois ... Eu sei! VICIADA! 
Eu não quero dizer muito sobre o livro em si. O primeiro que eu acho que pode ser chamado de erótico.

O primeiro grande ponto que a ELJ fez foi escrever o livro em primeira pessoa, do ponto de vista da Anastacia. Foi a coisa mais inteligente a fazer. Como uma leitora compulsiva e uma escritora, não consigo colocar em palavras o quão boa e brilhante escritora a E.L. James provou ser. A sua linguagem fácil, o desenvolvimento da trama, cativante e interessante, faz-lo ler 100 páginas em poucas horas e não consegue literalmente pousar o livro. No meu caso, desligar o computador. Como eu disse, eu não tenho nada, mas elogios para a escritora exceto, talvez, num ponto, no segundo livro, em que ela repetiu várias vezes a mesma coisa, mas percebo por que fez isso. 
Sobre a história em si nós começamos a pensar que Grey é um filho da mão lixado com uma mente perturbada. À medida que avançamos na história, e eu não quero revelar muito, começamos a compreender o porquê do seu comportamento e que é na verdade, uma história muito comovente. 
Nós meio nos identificamos com a Anastacia à medida ela nos conta como se está a apaixonar por esse homem rico, bonito e sexy. Nós de fato começamos a pensar como ela e a perceber que há muito mais em Christian Grey que apenas o seu desejo de sexo louco e selvagem e raparigas que fazem tudo o que ele. 
O segundo livro traz uma coisa totalmente diferente para isto. Nós avançamos deste Grey para um muito mais aberto à medida que compreendemos que ele se apaixonou pela atrevida, sem medo, tímida e bonita Anastacia Steele.

Este é o ponto em que esta não é mais uma trilogia erótica, mas uma bela e realista, interessante, eu quero dizer a melhor história de amor de sempre. Eu odeio romances porque na maioria deles rosas são vermelhas, tudo é perfeito. Neste vemos a luta de um homem que está pela primeira vez a enfrentar o sentimento de amor e carinho. Claro que a ELJ continua a escrever e descrever cenas de sexo, cenas muito quentes mesmo. Mas posso honestamente dizer que estava completamente errada. Eu comecei a lê-lo, porque pensei que ia ser engraçado e eu não sabia, como todas as pessoas por aí que não leram a trilogia e que tipo de pensar que é louca por lê-lo, que este é a melhor história de amor de sempre!

A melhor coisa? À medida que estava a ler senti como se estivesse em uma montanha-russa emocional. Eu ri muito por causa de pensamentos de Anastacia e sua ousadia. Eu não choro a ler ou a assistir filmes, eu realmente não choro! Mas mais uma vez por tantas vezes lágrimas cruzaram os meus olhos. Eu estava com raiva do Christian e outras vezes com raiva da Anastacia. 
Há algumas cenas realmente profundas e fortes. Há momentos que sorri, outro que suspira, e até mesmo momentos em que deseja encontrar o seu próprio Christian Grey. Ele pode ter uma mente lixada, mas a Anastacia trouxe-o para a luz, e com tudo isso, ele é perfeito na sua própria e incomum maneira . Você tipo que o ama por isso! 
Resumindo, é um dos melhores livros que eu já li e tem uma moral. Não importa o quão magoada é uma pessoa, elas ainda são seres humanos e, no fundo, têm sentimentos e uma razão para tudo. As pessoas não são más sem motivo! Há uma história, e a Anastacia contou-nos a história do Grey. A evolução ao longo da trilogia é de tirar o fôlego e o amor é monumental.

FILME: Sobre o filme e o elenco... Quando eu ouvi pela primeira vez os escolhidos eu fiquei chateada. Dakota Johnson e Jamie Dornan não são muito conhecidos e eu estava tipo Que Se Lixe! Mas ao ler, imaginei-os. A Dakota, com toda a transformação, ela está agora, pelo menos fisicamente, perfeita para o papel. Eu não estou tão certa quanto ao Jamie... Mas vamos esperar e ver, porque o trailer foi quente como tudo! Perfeição no mais alto nível! 

Eu só tenho uma coisa a dizer. Para aqueles que não leram o livro, leiam-no! Mas, primeiro, se acha que o livro é apenas sexo e obsceno, tirem essa ideia, porque está errado e vai encontrar muito mais nele do que isso. Ele ensina-lhe alguma coisa, ele realmente o faz!

E.L. JAMES, VOCÊ É INCRÍVEL!!! E PESSOAL, LEIAM-NO!!!
Vany Sampaio

Comentários

Mensagens populares