NATURE -- O Que É A Personalidade?!

O Que É A Personalidade?!

Se eu perguntasse a todos vocês o que é personalidade, vocês provavelmente responderiam, "É a maneira como nós somos, a forma como reagimos a acontecimentos e a forma como nos relacionamos com os outros."Bem, se respondeu isto, eu diria que é exatamente o que eu responderia.
Após alguma pesquisa, descobri que a nossa personalidade é um conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir. Em outras palavras, a individualidade pessoal e social de alguém.


Isto é, mais ou menos, a definição que Carver e Scheier nos apresentam. Isto aponta que uma personalidade:
  • é uma organização e não um aglomerado de partes soltas;
  • é dinâmica e não estática, imutável;
  • é um conceito psicológico, mas intimamente relacionado com o corpo e os seus processos;
  • é uma força ativa que ajuda a determinar a relação de uma pessoa com o mundo ao seu redor;
  • moastra-se em padrões, isto é, por meio de recursos recorrentes e consistentes;
  • expressa-se de diferentes formas - comportamento, pensamento e emoções.
Esta é a abordagem científica. A minha abordagem é semelhante, mas, no entanto, diferente.
Para mim, a minha personalidade é quem eu sou. Eu vejo-a como uma das coisas mais belas que a natureza humana nos oferece.
Nós costumamos dizer que "os opostos atraem-se". Eu tenho que concordar, mas muitos pensam que é um mito.
Ao longo da minha vida, ainda curta, eu conheci pessoas diferentes e uma variedade de personalidades também diferentes. Eu não me dei bem com cada uma dessas pessoas (eu tenho um personalidade difícil), mas com outras pessoas foi incrível. Mas nenhum deles era como eu.
Como Dr. Phil uma vez disse: "Os opostos atraem-se. Mas podem eles durar?" Eu acho depende. Depende das pessoas e depende da vontade delas em fazer a relação durar.
Eneagrama é um modelo da personalidade humana. Ele apresenta nove tipos de personalidade. Eu fiz o teste e foi super interessante. (O link está abaixo)

FAÇA VOCÊ MESMO E DESCUBRA QUAL É A SUA PERSONALIDADE. Leva apenas 5 minutos. Mas lembre-se, às vezes não é o que está à espera. Não tem confiança 100%.
Os tipos são, de uma forma geral:
TIPO 1 -- O Perfecionista
As pessoas deste tipo são determinadas, disciplinadas, focadas nos objetivos, organizadas e responsáveis. No entanto, por vezes demonstram comportamentos exageradamente exigentes, inflexíveis, intolerantes e focados nos erros.
TIPO 2 -- O Prestativo
São empáticos, carismáticos, voluntariosos, atenciosos, hábeis nas relações e voltados para os sentimentos alheios. Por vezes, demonstram comportamentos inconsequentes, ingénuos, teimosos, intempestivos ou demasiado afáveis.
TIPO 3 -- O Bem-Sucedido
Dedicados, eficientes, objetivos, negociadores, confiantes, orientados para os resultados. Estas são as principais características que definem o tipo 3, que por vezes demonstra comportamentos calculistas, manipuladores e competitivos.
TIPO 4 -- O Romântico
As pessoas com este tipo de personalidade são sensíveis, criativas, atentas ao pormenor, exigentes, expressivas e originais. Em contrapartida, podem manifestar comportamentos instáveis, ser pouco objetivas e críticas mordazes.
TIPO 5 -- O Observador
São lógicos, planeadores, ponderados e objectivos. Por vezes, podem demonstrar comportamentos apáticos, calculistas, excessivamente analíticos, desligados emocionalmente e poucos assertivos.
TIPO 6 -- O Questionador
Leais, organizados, cooperantes e responsáveis. Assim são as pessoas com o tipo 6. Contudo, em determinadas alturas, podem manifestar comportamentos duvidosos, procurando evitar o risco e ver os cenários negativos.
TIPO 7 -- O Sonhador
Bem‐humorados, divertidos, criativos, otimistas, espontâneos e sedutores. Estes são as principais qualidades de “O sonhador”, que também pode desenvolver comportamentos de fuga à dor, dispersão e rebeldia. Por vezes, estas pessoas mostram pouca sensibilidade aos valores dos outros.
TIPO 8 -- O Confrontador
As pessoas deste tipo são assertivas, objetivas e desafiantes. Por vezes, demonstram comportamentos insensíveis, autoritários, agressivos/confrontadores, apegados à força e ao poder, sendo que não gostam de planear.
TIPO 9 -- O Pacificador
São afáveis, compreensivos, carismáticos, flexíveis, mediadores e pacientes. Os indivíduos deste tipo podem demonstrar também apatia, indecisão e teimosia. São procrastinadores e evitam o conflito.

http://www.eclecticenergies.com/enneagram/test.php       (Teste Eneagrama)
http://www.41q.com/                                                          (Teste de Personalidade)
http://en.wikipedia.org/wiki/Enneagram_of_Personality   (Eneagrama Wikipedia)
Vany Sampayo

Comentários

Mensagens populares