Agências dos EUA -- FEMA

FEMA

"Os Méritos De Guerra E Paz."

Eu sei que já passou muito, muito tempo desde que eu falei sobre a última agência, NCIS, mas estou de volta com uma das agências mais conhecidas. Ela é mencionada quando há um desastre. Vou explicar brevemente qual é o objetivo e organização desta Agência dos EUA. 
Qualquer dúvida ou sugestão, comente ou contacte-me através vanysampayoandyou@hotmail.com

FEMA, que significa Agência Federal de Gestão de Emergências (Federal Emergency Management Agency) (Fig.1) é uma agência do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, sobre o qual vou falar a seguir. Ela foi formada no dia 19 de Junho de 1978, por isso é uma agência relativamente recente se considerarmos as outras. 
Para eles intervirem, o o governador do estado onde a crise teve lugar tem de declarar um estado de emergência e chamar o diretor da FEMA e o governo federal. 
O seu principal objectivo é coordenar uma resposta a um grande desastre, que não pode ser tratado pelas autoridades locais, e assistir as vítimas, fornecendo alimento, abrigo e assistência médica. Esta ajuda só é garantida em território dos EUA. A agência também fornece especialistas aos governos locais em diversas especialidades,com o objetivo da cidade recuperar do desastre.
O seu orçamento em 2012 foi de 10,9 bilhões. É muito dinheiro! 
A FEMA tem como Administrador W. Craig Fugate (Fig.2) e Administrador-adjunto Richard Serino
Ela tem, o que se poderia chamar, várias sedes em todo os EUA, mas o mais importante, por assim dizer, é o localizado em Atlanta, Virgínia. (Fig. 3)

Cinco Prioridades Estratégicas da FEMA: 

Prioridade 1: Ser sobrevivente centro na missão e executar o programa 
Prioridade 2: Tornar-se uma organização expedicionária 
Prioridade 3: Postura e capacidade de construção para desastres catastróficos 
Prioridade 4: Habilitar a redução do risco de desastres a nível nacional 
Prioridade 5: Fortalecer a base organizacional da FEMA

Dois Imperativos Estratégicos da FEMA: 

1. Uma abordagem comunitária a toda a gestão de emergências 
2. Promover inovação e aprendizagem 

CRÍTICAS:

Já agora, os americanos sabem melhor do que eu o que vou dizer, mas quando estava a pesquisar a FEMA online vi muitas informações sobre a falta de ação por parte da agência. Vi fotos e li alguns comentários e eles não foram os melhores, então decidi que ia cavar um pouco sobre as críticas.

O caso mais conhecido é o do Furacão Katrina, em Agosto de 2005. A FEMA foi intensamente criticada... (Fig. 4) Normalmente a FEMA aparece quando as autoridades locais não podem lidar com o desastre. Bem, neste caso a FEMA foi quem não foi capaz de lidar com ela. Foi demais e eles simplesmente não estavam preparados. Os gritos de socorro foram esmagadores e eles não tinham os recursos para ajudar todos, por isso as críticas aumentaram rapidamente. A maioria dos pedidos das vítimas não foram cumpridos, como por exemplo abrigo. 
Eu poderia falar sobre isto durante horas, mas é altura de usar os biliões do seu orçamento e colocá-los onde é necessário para que, quando uma nova crise aparecer, a FEMA não falhe à frente de todos os Americanos que a pagam.

FOTOS:

Fig.1       FEMA



Fig.2    Administrador W. Craig Fugate


Fig.3       Sede


Fig.4       Críticas




BIBLIOGRAFIA:
Vany Sampayo

Comentários

Mensagens populares